Inalca

O grupo Cremonini representado pela INALCA S.p.A, foi fundado em 1963 e constitui-se presentemente como um dos grupos mais importantes do sector alimentar na europa, com presença em vários países do continente africano,

actuando em três áreas de negócios: produção distribuição e restauração, sendo a qualidade dos produtos que produz e distribui reconhecida internacionalmente.

A INALCA Angola-Comercio Geral, LDA detida e controlada pela INALCA S.p.A. é uma empresa com sede no município do Kilamba Kiaxi, Bairro Palanca, na rua Dom Manuel Nunes Gabriel, S/N, que está presente no país desde o inicio dos anos 80, tendo atravessado um constante processo de mudanças e evolução. Com efeito, a INALCA angola iniciou o seu projecto em Angola com base, maioritariamente, na actividade de exportação que evolui para as actividades de importação e distribuição no território Angolano e, finalmente, para fase de transformação.

Presentemente, Angola é considerada pela INALCA S.p.A como um dos países com maior potencial de produção agrícola, e é justamente por este motivo que entre os mais de 70 países onde a empresa opera, optou por concentrar os seus investimentos ao nível da área de produção sobretudo em dois países, Angola e Rússia. Nestes termos Angola é um mercado estratégico no qual a INALCA S.p.A irá concentrar grande parte do seu investimento nos próximos anos.

A empesa opera através de três principais plataformas logísticas e de distribuição de sua propriedade: uma localizada na cidade de Luanda, uma na cidade de Viana e outra na cidade do Lobito.

Com suporte destas referidas plataformas neste percurso, INALCA Angola importa mais de 50.000 toneladas de alimentos por ano, os quais são posteriormente distribuídos no mercado local. A comercialização abrange uma ampla gama de produtos, que vão desde commodities (prevalecendo a carne e o peixe) a alimentos da mais alta qualidade sobretudo destinados ao canal horeca (massas, queijos, carnes etc).

A INALCA Angola conta presentemente com mais de 400 clientes no mercado Angolano, cobrindo todos os principais canais comerciais de venda directa (cash and carry, venda a grosso e a retalho). Fazem parte desta carteira de clientes todas as grandes superfícies comerciais a operar em Angola como Supermercados e Hipermercados, de entre os quais Jumbo, kero, Alimenta Angola, Shoprite, Martal, Nosso Super, Casa dos Frescos, etc. A empresa fornece ainda cozinhas industriais, serviços de catering, hotéis e restaurantes.

Actualmente a INALCA Angola está fortemente empenhada em alavancar um processo estratégico de valorização da produção agroalimentar Angolana. Com este efeito, será edificado o maior centro de distribuição Nacional de produtos alimentares numa parceria público-privada cujo objectivo principal será o de aumentar a taxa de autossuficiência dos produtos agro-alimentares em Angola, reduzindo-se assim as importações e desenvolvendo-se progressivamente as próprias exportações de Angola para outros mercados.


Inalca