Forum de Investimento Angola Itália

As relações economias entre Angola e Itália, sempre estiveram bastante assentuadas no sector petrolífero, devido a importante actividade da empresa Italiana ENI, presente no nosso país desde 1980.

Nesta senda, a camara de Comercio e Industria ( ‘CCIAI’), em parceria com a Agencia para Promoção do Investimento e Exportações de Angola (‘AIPEX’) realizou, no dia 10 de Junho de 2019, um fórum empresarial com a presença altas entidades do estado Angolano com destaque para o Secretario de estado para os assuntos Cooperação Internacional Sr. Domingos Custódio Vieira Lopes, representação do corpo diplomático Angolano acreditado na Itália, e algumas instituições publicas do nosso país. O fórum também contou com a presença de 147 empresas dos dois países, com uma importante diversidade de sectores de actuaçao.

Objectivos

  1. Disseminar oportunidades de negócios em Angola
  2. Identificar potenciais parceiros Italianos para projectos identificados em Angola
  3. Realizar encontros B2B entre empresas dos dois países
  4. Apresentação de diversas estruturas de acesso a financiamento de Bancos Italianos e Angolanos

Sectores chaves

  1. Industria/Agroindústria
  2. Agricultura
  3. Energia Renováveis
  4. Turismo
  5. Infraestruturas

Alternate Text

Domingos Vieira Lopes - Secretário de Estado para Cooperação Internacional

DOMINGOS CUSTÓDIO VIEIRA LOPES - Secretário de Estado para Cooperação Internacional

‘estamos a trabalhar com todos quanto queiram investir em angola, quer sejam italianos ou de outras nacionalidades, no caso concreto com a Itália, como se puderam aperceber eles já têm cerca de uma centena de empresas a trabalharem em angola, estão a ter resultados positivos, o que nós viemos aqui buscar é que este número possa avançar e naturalmente criar as expectativas que todos nós estamos a espera.’

Licinio Vas Contreiras - PCA DA AIPEX

LICINIO VAS CONTREIRAS - PCA DA AIPEX

‘Temos aqui identificado valências em sectores como agroindústria alimentar, agricultura, turismo, têxteis e calçados, e mineração. Temos que melhorar a articulação com os investidores no nosso país em termos de concessão de espaço, em termos de redução da burocracia, para implementação dos deus projectos de investimento’.

Domingos Vieira Lopes - Secretario de Estado para Cooperação Internacional

LUIGI SCORDAMAGLIA - Administrador do Grupo Cremonini

‘ Angola e Itália cooperação em vários sectores como industria, Angola tem terras férteis, agua e grande capacidade de produção agrícola, já a Itália possui a tecnologia para produção sustentável, por isso acredito que unindo as duas partes. Além disso a Itália recentemente mudou a sua postura em relação a Africa, e particularmente com Angola.’

EXPECTATIVAS PÓS FORUM

Podemos concluir que o Fórum de Investimento Angola-Itália Milão, superou as expectativas dos participantes, uma vez que durante os meetings B2B foi possível realizar encontros entre instituições publicas e privadas dos dois países. Estes meetings permitiram a interação informal entre empresas Angolanas e Italianas, com o suporte de bancos, asseguradoras e outras instituições financeiras que irão prestar os seus respectivos serviços durante a estruturação de projectos.

Após a realização do Fórum, a CCIAI, tem recebido algumas intenções de investimento de empresas Italianas em sectores específicos como: produção de lacticínios, produção de energia solar, projectos para captação de agua em zonas de difícil acesso, transporte e infrastructuras, e outros serviços.

Da parte publica Angolana existem varias perpectivas de investimento no âmbito da privatização de activos do estado por intermedio do IGAPE. Relativamente as empresas privadas, embora existem varias oportunidades de negócios cadastradas na AIPEX, as empresas presentes no fórum apresentaram projectos concretos para produção e exportação de diversos produtos agrícolas como café e cacao, e perpectivas de investimento para produção de frango para abate.

Inscreva-se
Contactos

Tel.: +244 943 777 648

Email: secretariado@cci-angola-italia.com