Quem somos

NOSSA HISTÓRIA

COMO SURGIU A CCIAI

A Câmara de Comércio e Indústria Angola-Itália (‘CCIAI’), foi constituída no dia 1 de Outubro de 2018, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, e tem como principal objectivo fomentar o intercambio económico e comercial entre empresas Angolanas e Italianas.

As relações económicas entre Angola e Itália sempre estiveram bastante acentuadas no sector petrolífero, devido a importante actividade da empresa Italiana ENI presente no nosso país desde 1980. A CCIAI vem proporcionar uma plataforma de negócios, num momento em que os dois países pretendem aumentar e diversificar as relações comerciais, particularmente nos sectores de infrastructuras, agroindústria, agricultura, energias renováveis, e turismo.

A Itália foi o primeiro país da Comunidade Europeia a reconhecer a independência de Angola em fevereiro de 1976. Entretanto, as ultimas visitas de Matteo Renzi  primeiro chefe de um Governo italiano a visitar Angola, em Julho de 2014, seguido pelo sucessor Paolo Gentiloni, em Novembro de 2017, e em fevereiro de 2019  Presidente Sergio Mattarella, é um sinal claro de um grande interesse mutuo em aumentar os laços diplomáticas e económicos entre as duas nações.

O QUE NOS MOVE

MISSÃO

A CCIAI pretende estar alinhada tanto com a actual visão do executivo Angolano focada na diversificação da economia através do desenvolvimento do sector productivo, como com o plano do Governo Italiano de fortalecer o intercambio económico entre Itália e Angola; Para tal, pretendemos fomentar a criação de parcerias estratégicas com empresas e entidades publicas de Angola e Italia nos sectores considerados chave: Agricultura, Industria e Pescas. Sem limitar outros sectores como hotelaria e turismo, saúde, educação, transportes, banca, telecomunicações, e seguros.

NOSSO IMPACTO

VISÃO

A nossa visão principal é de contribuir para o aumento do índice das exportações de Angolanas, bem como maior investimento directo de empresas Italianas em Angola. Zelando sempre para o ganho mutuo ou ‘win –win’ dos dois países.

5 PILARES DA CÂMARA

VALORES

  • Ética nos negócios
  • Rigor e profissionalismo
  • Respeito
  • Solidariedade
  • Humildade

PARA INVESTIDORES

LEI INVESTIMENTO PRIVADO

COMO ESTÁ ESTRUTURADA A CCIAI

ASSEMBLEIA GERAL
DOMINGOS INGLÊS
DOMINGOS INGLÊS

Presidente

JOSÉ MIGUEL OLIVEIRA
JOSÉ MIGUEL OLIVEIRA

Vice-Presidente

MIRIAM FARIA
MIRIAM FARIA

Secretária

DIRECÇÃO GERAL
MÁRIO CABRINI
MÁRIO CABRINI

Presidente

HÉLDER CARDOSO
HÉLDER CARDOSO

Vice-Presidente

STEFANO DAPERNO
STEFANO DAPERNO

Vogal/Tesoureiro

GUILIANO NOBILONI
GUILIANO NOBILONI

Vogal

CONSELHO FISCAL
JOÃO CARLOS SILVA
JOÃO CARLOS SILVA

Tesoureiro